minhas realizações

Tuesday, December 26, 2006

ECS 11
Lendo o texto: Desigualdades educativas estruturais no Brasil: entre estado, privatização e descentralização, posso observar e constatar que, infelizmente no Brasil, um país maravilhoso em vários aspectos, é atingido por uma desigualdade educacional que revela um acesso defasado, seja por fatores socioeconômicos,étnicos, de localidade...marcado por relações de diferentes grupos sociais, ou seja, o ensino difere e muito do público para o particular, onde quem tem mais condições financeiras, tem acesso à uma qualidade superior de ensino, ao passo que a rede pública acolhe a maioria dos alunos, não dando conta da demanda, o que só vem a prejudicar a qualidade de nossa educação.
Espera-se que algum dia, não muito longe, o governo realmente se sensibilize e coloque a educação como prioridade, elevando assim o nome do Brasil na qualidade de ensino.
É importante ressaltar uma parte do texto que diz:"Os Estados, as regiões e os indivíduos favorecidos devem participar de uma maneira ou de outra da educação dos mais pobres. Essa solidariedade é uma condição necessária para se começar a falar em cidadania. Mais do que nunca, o Estado deve estar presente na organização do sistema de educação. Não se trata de implementar mais dirigismo burocrático, mas de balizar uma verdadeira solidariedade cidadã".Acredito que estes"indivíduos favorecidos"estariam mais ligados à pessoas envolvidas no meio político,pois são elas que realmente têm em suas mãos a oportunidade de criar projetos que beneficiem o acesso de quem realmente tem dificuldade de ter uma boa educação, ou seja, os mais pobres.

1 Comments:

  • At 4:57 PM, Blogger Mara said…

    Simone: Vejo que vens buscando construir autoria em muito de teus posts. Trazes boas reflexões e que com certeza vão provocar discussões em teu grupo. E sugiro ainda, que leves essas tuas contribuições lá pra wikistória. Acho que o povo lá vai gostar de discuti-las. Sugiro, que em algum momento, aprofundes tuas reflexões sobre a seguinte colocação: "... os indivíduos favorecidos devem participar de uma maneira ou de outra da educação dos mais pobres. Essa solidariedade é uma condição necessária para se começar a falar em cidadania". Como provocação, te deixo esta pergunta: De que forma, no teu entender, se daria esta participação? E a que interesses estaria ligada? Profª Mara N Silva

     

Post a Comment

<< Home