ESCOLA CULTURA E SOCIEDADE
ECS 5___ WEBER
OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA
O autor através do texto nos expressa a idéia sobre os três tipos de dominação existentes. Dominação essa que ele define como a probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato, podendo fundar-se em diversos tipos de submissão baseadas na legitimidade.
São então três tipos de dominação:
Dominação legal;
Dominação tradicional;
Dominação carismática;
DOMINAÇÂO LEGAL_ É assim definida por se relacionar à lei orgânica de um estado ou de uma sociedade.
Nessa situação a equipe dominante é eleita e nomeada, que, ao emitir uma ordem também obedece a uma “lei” ou “regulamento”, sendo assim denominado como “superior”.
O quadro administrativo consiste de funcionários com formação profissional que exercem suas funções baseadas num contrato com pagamento fixo e com gratificações conforme regras fixas.
Esse tipo de dominação corresponde à estrutura de estado e municípios como também empresas capitalistas privadas.
Contextualizando esse tipo de dominação com nossos dias, percebe-se que ela se relaciona com o serviço público, exemplo: o dominante, no caso, o prefeito ao comandar seus funcionários, não o faz por si só, ele é regido por uma lei onde tudo deve ser devidamente bem administrado.
DOMINAÇÃO TRADICIONAL_ Esse tipo de dominação se dá basicamente no seu estilo patriarcal, onde aquele que comanda é designado por “senhor” tendo em vista que seu domínio é garantido através da tradição e quem lhe serve é designado por servidor que exerce sua função mais objetivamente pela fidelidade pessoal ao senhor.
Esse tipo de dominação nos remete a uma reflexão sobre o tempo da escravidão onde o senhor, o coronel, que detinha grande poder sobre seus subalternos, tudo dependia dele.
DOMINAÇÃO CARISMÁTICA- É exercida em virtude da devoção afetiva à pessoa do senhor que é nomeado “líder” e quem o segue “apóstolo”, sendo que o mesmo obedece exclusivamente à pessoa do líder pelos seus dotes espirituais, tendo em vista que essa obediência decai caso suas qualidades se tornem também a baixo do esperado. O pressuposto para isso é “fazer-se acreditar”.
Acho que essa dominação carismática nos lembra a atividade religiosa, por exemplo: o padre, pastor, líder religioso possui um certo “poder” sobre seus seguidores à medida que exerce suas funções precisa se fazer acreditar, incentivar seus fiéis para que seu domínio não oscile.
6 Comments:
At 5:05 PM, Edivan Machado de Oliveira said…
This comment has been removed by a blog administrator.
At 5:12 PM, Edivan Machado de Oliveira said…
This comment has been removed by a blog administrator.
At 5:14 PM, Edivan Machado de Oliveira said…
E aí colega...
Lendo o seu texto achei super interessante as análises que fizeste... Me chamou atenção a relação contextualizada que você realizou as dominações, para com a nossa realidade, como, para o resgate histórico,postado no decorrer do seu texto, ressaltando o período da escravidão.Parabéns e sucesso... Muita perseverança...
At 7:54 PM, Kátia Diehl. said…
Oi Simone !
Bela produção textual !
Está clara e objetiva !
Parabéns !
Kátia Diehl - Pólo Alvorada
At 6:27 AM, Fabiana Sparremberger said…
oi Simone adorei seu blog sua postagem sobre as dominações esta muito boa !!!:)...
At 3:51 PM, Joseide Vacari said…
Olá Simone!!!
visitei o teu blog, achei lindo!
Fizeste uma ótima colocação, conseguiste definir, claramente, os três tipos de dominação, que estão presentes em nosso cotidiano.
Abraços. Joseide
Post a Comment
<< Home