minhas realizações

Tuesday, December 26, 2006

ECS 11
Lendo o texto: Desigualdades educativas estruturais no Brasil: entre estado, privatização e descentralização, posso observar e constatar que, infelizmente no Brasil, um país maravilhoso em vários aspectos, é atingido por uma desigualdade educacional que revela um acesso defasado, seja por fatores socioeconômicos,étnicos, de localidade...marcado por relações de diferentes grupos sociais, ou seja, o ensino difere e muito do público para o particular, onde quem tem mais condições financeiras, tem acesso à uma qualidade superior de ensino, ao passo que a rede pública acolhe a maioria dos alunos, não dando conta da demanda, o que só vem a prejudicar a qualidade de nossa educação.
Espera-se que algum dia, não muito longe, o governo realmente se sensibilize e coloque a educação como prioridade, elevando assim o nome do Brasil na qualidade de ensino.
É importante ressaltar uma parte do texto que diz:"Os Estados, as regiões e os indivíduos favorecidos devem participar de uma maneira ou de outra da educação dos mais pobres. Essa solidariedade é uma condição necessária para se começar a falar em cidadania. Mais do que nunca, o Estado deve estar presente na organização do sistema de educação. Não se trata de implementar mais dirigismo burocrático, mas de balizar uma verdadeira solidariedade cidadã".Acredito que estes"indivíduos favorecidos"estariam mais ligados à pessoas envolvidas no meio político,pois são elas que realmente têm em suas mãos a oportunidade de criar projetos que beneficiem o acesso de quem realmente tem dificuldade de ter uma boa educação, ou seja, os mais pobres.
ECS--10
Relato sobre minha participação na WIKISTÓRIA
Num primeiro momento, achei a atividade ECS-10 bem interessante, pois proporcionaria a participação de todos os colegas em um mesmo trabalho, possibilitando o desenvolvimento de uma interação entre professores, relatando um pouco de sua formação e trabalho.
Porém, ao tentar participar da atividade, encontrei um problema, a participação de cada colega deveria ser única, não possibilitando mais de uma postagem num mesmo instante, o que fez com que atrasasse minha participaçã na mesma, impedindo-me de fazer um relato inicial e outro no final da atividade.
Mas, finalmente consegui participar e me impressionei com as reflexões postadas, me remetendo a repensar sobre nossa formação, nosso desempenho como professor, de como nossa função exerce um papel importante na sociedade.

Monday, December 11, 2006

Legislação Educacional
A nova legislação educacional e as reformas que vêm sendo introduzidas nos sistemas educacionais estaduais e municipais nos últimos anos trouxeram consigo uma nova perspectiva para a abordagem da formação e da carreira dos professores, que abre possibilidades muito interessantes.
Talvez pela primeira vez em nosso país, começamos a pensar um perfil de educador adequado às características e necessidades de alunos em diferentes fases de seu desenvolvimento. Ou seja, começamos a pensar na criança, no adolescente, no jovem, no adulto que se encontra escondido atrás da palavra aluno". Ao fazer isso, fica mais fácil também pensar no menino e na menina, na criança de diferentes origens sociais, étnicas, regionais, na criança do campo e na criança da cidade, e assim por diante. Podemos pensar nos alunos em sua diversidade e em suas contínuas mudanças, as quais refletem as transformações nas condições de vida da população e nos valores que informam a socialização das novas gerações nos diversos espaços fora da escola: na família, na cidade, nos meios de comunicação, nos grupos de pares, no trabalho.
Essa nova perspectiva permite também que alguns espaços de discussão acadêmica, até agora segregados, passem a conversar entre si. Por exemplo, as áreas de formação de professores e de educação infantil, até recentemente desenvolveram suas reflexões em paralelo.

Monday, December 04, 2006

ECS--8

Essa atividade de visita aos blogs de diferentes pólos me proporcionou uma interação com diferentes colegas , mostrando que apesar da distância podemos nos comunicar a qualquer momento, acompanhar oque os colegas publicam, e é interessante perceber que pessoas até então, estranhas, partilham dos mesmos objetivos, desencadeando assim uma rede de amizade.